terça-feira, 30 de agosto de 2011

*A Arte Barroca na Pintura

Vocação de São Mateus -  Caravaggio (1571-1610) - Itália
Vocação de São Mateus - Caravaggio (1571-1610) - Itália


Em um tempo de infindáveis questionamentos sobre as visões teocêntricas e antropocêntricas, nasceu e desenvolveu o Barroco. O gosto pela Arte Barroca veio temperado pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas que estavam diretamente ligadas ao contexto da época, ou seja, a visão de mundo do homem do século XVII. O Barroco surgiu na Itália e aproveitou de alguns, mas fortes, elementos da Renascença, transformando-os.


O Barroco foi um movimento que apresentou especificidades complexas e de difícil compreensão, como a oposição do mundo material com o espiritual. Nessa complexibilidade, a personalidade enérgica dos artistas do momento foi um grande diferencial dentro desse estilo que contava com ideias abertas à abstração e ao subjetivo. Para provocar o apreciador da obra barroca, o artista usava de um sensualismo exacerbado e da idealização amorosa que abusava da verossimilhança das cenas retratadas do cotidiano, dos temas religiosos e das cenas mitológicas.


A arte barroca trabalhava o arranjo dos elementos dos quadros, que quase sempre formavam uma combinação diagonal. As cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores. O tema da pintura barroca foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade da vida simples dos trabalhadores, camponeses.


Para o artista barroco, a harmonia da obra esteve sempre em comunhão com tudo que estava ali expresso na sua produção. O conjunto harmonioso da obra era o essencial. A harmonia individual da obra era deixada em segundo plano. Existe, nesse sentido, a explicação da valorização da unidade que está ligada à arquitetura, esculturas e pintura. O ideal das construções Barrocas passou a ser o da união desses elementos, que passaram a dialogar harmonicamente para o bem da obra.

Alguns artistas do Barroco na Europa e suas respectivas obras:
A  intensidade das cores quentes - “Vênus e Adônis”. Peter Paul Rubens (1577-1640) Espanha
A intensidades das cores quentes - “Vênus e Adônis”. Peter Paul Rubens (1577-1640) Espanha

A verticalidade da Pintura “São Pedro e São Paulo”.  El Greco (1541-1614) - Espanha
A verticalidade da Pintura “São Pedro e São Paulo”.  El Greco (1541-1614) - Espanha

A emoção por meio da gradação da claridade - "O Sacrifício de Abraão". Rembrandt van Rijn (1606-1669)
A emoção por meio da gradação da claridade - "O Sacrifício de Abraão". Rembrandt van Rijn (1606-1669)


Os rostos da nacionalidade espanhola “Dama com leque”. Diego Velásquez (1599-1660) – Espanha
Os rostos da nacionalidade espanhola “Dama com leque”. Diego Velásquez (1599-1660) – Espanha
A beleza delicada da vida cotidiana “A rendeira”.  Vermeer (1632-1675)
A beleza delicada da vida cotidiana “A rendeira”.  Vermeer (1632-1675)
A intensidade da luz e do calor “A Ascensão”. Tintoretto (1515-1549) - Itália
A intensidade da luz e do calor “A Ascensão”. Tintoretto (1515-1549) - Itália

A arte Barroca foi impactante, pois expressou as ideias e os sentimentos do artista do século XVII. Seus temas geraram encantamento, o apelo visual das obras Barrocas era muito forte e real, com isso suas construções combinaram para expressar uma nova concepção de mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário