terça-feira, 30 de agosto de 2011

* Op-art e Ilusão de Ótica






Representação do movimento Op-art


Op-art é um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte.
A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento.
Quando o observador troca de posição, a peça em op-art dá a ele a impressão de que a obra sofre transformações. Essa arte encontra-se em constante transformação. Foi por volta da década de 60 que surgiram pesquisas relacionadas a essas sensações ópticas nas telas. A primeira exposição de op-art foi realizada em 1965 e recebeu o nome de The Responsive Eye. Os principais artistas da op-art são: Alexander Calder e Victor Vasarely.


Ilusão de óptica são imagens que enganam nosso cérebro deixando nosso inconsciente confuso por alguns instantes fazendo com que este capte idéias falsas e preencha espaços vazios. Podem ser fisiológicas quando surgem naturalmente ou cognitivas quando se cria com artifícios visuais. Há muito tempo que se sabe que a percepção imediata não é a realidade física.






A ilusão de óptica mais famosa foi revelada e criada em 1915 pelo cartunista W. E. Hill. É uma figura onde podemos ver duas imagens, de uma garota de perfil olhando para longe e também o rosto de uma velha olhando para o chão.

Veja por exemplo:


As linhas que são exatamente do mesmo tamanho aparece de tamanhos diferentes quando olhamos, a linha de baixo é menor do que a de cima. Este fato ocorre porque o cérebro se baseia nas retas laterais para calcular as retais que estão próximas ao solo.


Esta, muito usada em testes psicológicos, mostra a capacidade do cérebro em ler uma mensagem sem perceber o erro. Ao olharmos a figura fazemos assimilação ao que está escrito e não lemos palavra por palavra.


Neste caso, o cérebro preenche o vazio da figura com uma imagem que estamos acostumados, neste, o quadrado.


Esta aparece com linhas retas que se deformam, mas não. Quando a linha é preenchida por figuras que se movem, esta envia ao cérebro seus movimentos e ele entende a imagem como se estivesse deformando. Você pode conferir a exatidão da linha reta com uma régua se preferir.


Abaixo outros exemplos:

 




Click nas imagens para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário