terça-feira, 30 de agosto de 2011

* Fauvismo


Fauvismo


O fauvismo é uma corrente artística do início do século XX aliada à pintura, tendo como uma das características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas com intensidade, além de outras, como a simplificação das formas, o estudo das cores. Os seus temas eram leves, e não tinham intenção crítica, revelando apenas emoções e alegria de viver.


As cores eram utilizadas puras, para delimitar planos, criar a perspectiva e modelar o volume. O nome da corrente deve-se a Louis Vauxcelles. Esse chamou alguns artistas de “Les Fauves” (que significa “feras” em português) em uma exposição em 1905, pois havia ali a estátua convencional de um menino rodeada de pinturas nesse novo estilo.
 


Os princípios desse movimento foram:
   *  Primado da cor sobre as formas: a cor é vista como um meio de expressão íntimo;
   * Desenvolve-se em grandes manchas de cor que delimitam planos, onde a ilusão da terceira dimensão se perde;
   * A cor aparece pura, sem sombreados, fazendo salientar os contrastes, com pinceladas directas e emotivas;
   * Autonomiza-se do real, pois a arte deve reflectir a verdade inerente, que deve desenvencilhar-se da aparência exterior do objecto;
   *  A temática não é relevante, não tendo qualquer conotação social, política ou outra.
Participaram do movimento fauvista os pintores: Henri Matisse, Maurice de Vlaminck, André Derain e Othon Friesz; principais responsáveis pelo gosto do uso de cores puras, presentes no cotidiano atual, em objetos e peças de vestuário.


O principal representante do movimento Fauvista foi Henri Matisse, que tinha por característica a despreocupação com o realismo, onde as coisas representadas eram menos importantes do que a forma de representá-las.  Por exemplo, “Natureza morta com peixes vermelhos”, pintado em 1911, quando se observa que o importante são as cores puras e estendidas em grandes campos, essenciais para a organização da composição.


Henri Matisse, A Cigana, 1906
 
Henri Matisse, Madame Matisse, 1905


Henri Matisse, Harmonia em Vermelho, 1908
 
Henri Matisse, A Janela de Colliure, 1905

Um comentário:

  1. Meus parabéns! Excelente trabalho, tenho espaço na minha casa para as obras.

    Cordialmente,

    Roberto Senra.

    ResponderExcluir